Dou-lhe às boas vindas

Terra, Nosso Lar

A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, está viva com uma comunidade de vida única. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida.

A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todas as pessoas. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado. (Carta da Terra)

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Por um Mundo melhor para todos

sábado, 31 de julho de 2010

Lavanderias hospitalares pode expor funcionários a doenças e acidentes

Adaptado de Trabalho em lavanderias hospitalares pode expor funcionários a doenças e acidentes desenvolvido por Sandro A. da Silva. O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) são programas altamente qualificados para promover a harmonia do trabalho com o trabalhador, tendo como respado leis, normas técnicas e outros instrumentos legais. Tanto o PPRA quanto o PCMSO detaca os tipos de trabalhos assim como suas condições físicas e ambientais onde há riscos contra a segurança dos trabalhadores expostos. O PPRA visa a preservação da saúde e da integridade aos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. O PCMSO tem o intuito de assistir a todos os empregados admitidos pela empresa em toda sua vida útil de trabalho e segue todas as legislações aplicada, incluindo a NR-7.

A importancia desses documentos é muito reelevante para qualquer empresa que ultrapassa todos as fronteiras de trabalho, desde condominimos residenciais, passando-se por lavanderias de hospitais até industrias petroquimicas.

Nesse artigo destacará um estudo de base que envolve as lavanderias hospitalares, onde os funcionários estão expostos a riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos.
A preocupação com a questão da saúde dos trabalhadores nicho de trabalho (hospital) no Brasil iniciou na década de 70, quando pesquisadores da Universidade de São Paulo enfocaram a Saúde Ocupacional desses profissionais.

Nesse momento verificou-se que grupos ocupacionais de trabalhadores hospitalares relataram queixas de doenças relacionadas com o processo de trabalho, tais como: doenças infecto con tagiosas, lombalgias, doenças alérgicas, fadigas e acidentes do trabalho.

Também foi constatado que as dores nas costas representam um sério e expressivo problema para os trabalhadores de lavanderia hospitalar. Atribuindo como nexo causal para as lombalgias o transpor te e a movimentação de cargas, a postura i na dequada e estática, mobiliário e equipamentos também inadequados. Além dos riscos, é exigido desse trabalhador alta produtividade em tempo limitado, sob condições inadequadas de trabalho, sendo estas relacionadas ao ambiente e aos equipamentos. Essas condições acabam levando a insatisfações, cansaços excessivos, baixa produtividade, problemas de saúde e acidentes do trabalho.

O sistema de lavagem industrial é um serviço que requer grande esforço físico e contato com substâncias químicas. De ve-se ter cuidado ao lidar com essas substâncias, pois elas estão presentes no ambiente em forma de líquidos, gases, vapores, poeiras e sólidos, podendo provocar doenças. A preocupação com o conforto térmico também é evidente e fundamental nas lavanderias, uma vez que a exposição do trabalhador na execução de tarefas em altas temperaturas pode causar doenças tais como a hipertermia, exaustão, desidratação, câimbras e choque térmico.

As consequências dessas exposições podem afetar diretamente os trabalhadores, atingindo-os em seus aspectos físicos e psicológicos e, ainda, pode repercutir nas relações familiares e sociais. As cargas de trabalho a que estão expostos os trabalhadores, quais sejam: químicas, físicas, fisiológicas, biológicas, psíquicas, mecânicas, geram processo de desgaste e os acidentes de trabalho são as mais visíveis mostras desse desgaste. Além destes fatores devem ser destacados a falta de infraestrutura adequada, a escassez de treinamento em serviço, a falta de conhecimento de modos de prevenção, entre outros.

Fonte: Revista Proteção

Nenhum comentário: