Dou-lhe às boas vindas

Terra, Nosso Lar

A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, está viva com uma comunidade de vida única. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida.

A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todas as pessoas. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado. (Carta da Terra)

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Por um Mundo melhor para todos

sábado, 20 de novembro de 2010

O lado ecológico da Monsanto

A multinacional de sementes e insumos agrícolas Monsanto é a inimiga número 1 dos verdes. A empresa, que há dez anos lançou a revolução da biotecnologia no campo, foi vilanizada pelos ecologistas por causa das sementes transgênicas. Mas a empresa tem uma boa ação ambiental. A Monsanto tem um projeto em parceria com a ONG Conservação Internacional (CI) para investir US$ 13 milhões até 2013. São ações com produtores rurais nos corredores de biodiversidade no cerrado (na região das fotos deste post) e na Mata Atlântica de vários estados do Nordeste, para interromper o desmatamento e apoiar a criação de unidades de conservação.
Na Mata Atlântica, o programa já resultou na criação de duas unidades de conservação privadas. Também ajudou a criar a Área de Proteção Ambiental Aldeia Beberibe, na Região Metropolitana de Recife (Pernambuco), e no desenvolvimento do plano de manejo da Estação Ecológica de Murici (Alagoas). Além disso, ajudou a formar uma rede de gestores de unidades de conservação no chamado Centro de Endemismo Pernambuco, área marcada por grande biodiversidade, alto índice demográfico e predomínio da cultura de cana-de-açúcar que inclui as florestas costeiras situadas ao norte do rio São Francisco e abrange os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
No cerrado, do oeste baiano, a ação se concentrou nas baicias dos rios Preto, Ondas e Branco. A equipe do programa orientou os proprietários a conservar o que retsou de suas matas. Também fizeram reflorestamento principalmente para recuperar Áreas de Preservação Permanente (APPs), com mudas produzidas por comunidades locais.
Estamos desenvolvendo ações que visam garantir a sustentabilidade nas paisagens produtivas, com boas práticas no uso do solo, evitando o desmatamento ilegal e a extinção de espécies”, diz Fábio Scarano, diretor-executivo da CI-Brasil. “Essas ações contam com o envolvimento de funcionários da Monsanto, agricultores, instituições parceiras e sociedade civil nas regiões do projeto.” Para a Monsanto, trabalhar com a CI foi bom para a missão da empresa. “A interação entre os profissionais da nossa empresa e os líderes da CI fortaleceu a compreensão do nosso compromisso de desenvolver tecnologias que possam produzir mais, conservando recursos naturais e melhorando a qualidade de vida de quem produz e consome”, diz Gabriela Burian, gerente de Sustentabilidade da Monsanto do Brasil.

(Alexandre Mansur)
Fotos: CI – Mario Barroso

Nenhum comentário: