Dou-lhe às boas vindas

Terra, Nosso Lar

A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, está viva com uma comunidade de vida única. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida.

A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todas as pessoas. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado. (Carta da Terra)

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Por um Mundo melhor para todos

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ALIMENTOS TRANSGÊNICOS




SEUS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS



A questão de alimentos transgênicos, está sendo discutida desde o surgimento das batatas do Mc Donald. 


Estes alimentos são modificados geneticamente, são utilizados genes de espécies diferentes de animais, vegetais e micróbios. 



Este " material", tem seus pontos positivos e negativos, sendo eles:

POSITIVOS:

• Aumento da produção de alimentos;

• Melhoria do conteúdo nutricional, desenvolvimento de nutrimentos (alimentos que teriam fins terapêuticos);

• Maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento.

NEGATIVOS:

• Aumento das reações alérgicas;

• As plantas que não sofreram modificações genéticas podem ser eliminadas pelo processo de seleção natural, pois, as transgênicas possuem maior resistência às pragas e pesticidas;

• Aumento da resistência dos pesticidas e gerando maior consumo destes produtos;

• Apesar de eliminar pragas prejudiciais à plantação, o cultivo de plantas transgénicas podem matar populações benéficas como abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas. 

• Os transgênicos podem perder suas características naturais.



Os 10 maiores perigos dos alimentos transgênicos para a saúde e para o meio ambiente


1. A qualidade nutricional dos alimentos que passam por manipulações genéticas pode ser diminuída. Essa alteração na quantidade de nutrientes também pode interferir na sua absorção pelo metabolismo do homem.

2. A transferência de genes entre alimentos causa, em alguns casos, modificações na estrutura e função dos mesmos, alterando significativamente sua composição. Isso pode provocar efeitos inesperados.

3. A resistência ao efeito dos agrotóxicos por parte de alguns transgênicos tem a possibilidade de gerar um aumento de resíduos dos venenos, uma vez que permite uma aplicação maior na plantação. Os resíduos resultantes dessa grande quantidade permanecerão nos alimentos e ainda poluirão solos e rios.

4. Com a interferência da engenharia genética, muitas plantas correm o risco de passar a produzir compostos como neurotóxicas e inibidores de enzimas em níveis acima do normal, tornando-as tóxicas.

5. Proteínas transferidas de um alimento para outro podem passar a ter propriedade alergênica, ou seja, podem vir a causar sérias reações alérgicas em algumas pessoas mais sensíveis.

6. Genes antibiótico-resistentes contidos nos alimentos transgênicos podem passar sua característica de resistência para as pessoas e animais, o que poderia gerar a anulação da efetividade de antibióticos nos mesmos.

7. A manipulação genética traz riscos à saúde dos animais porque podem aumentar os níveis de toxina nas rações e alterar a composição e qualidade dos nutrientes.

8. Alguns cientistas alertam que o uso da técnica de resistência a vírus na agricultura pode fazer surgir novos tipos de vírus e, consequentemente, novas e complexas doenças. Tudo porque o vírus híbrido passa a ter aspectos diferentes do vírus original ao qual a planta tem resistência.

9. Alguns cientistas prevêem o empobrecimento da biodiversidade com o uso da engenharia genética, uma vez que a mistura (hibridação) das plantas modificadas com outras variedades pode criar “super pragas” e plantas “mais selvagens”, provocando a eliminação de espécies e insetos benéficos ao equilíbrio ecológico do solo. O conseqüente uso mais intensivo de agrotóxicos pode ainda causar o desenvolvimento de plantas e animais resistentes a uma ampla gama de antibióticos e agrotóxicos.

10. Os efeitos negativos da engenharia genética na natureza são impossíveis de serem previstos ou mesmo controlados, uma vez que os OGMs são formas vivas e, por isso, susceptíveis a sofrer mutações, multiplicar-se e se disseminar. Ou seja, uma vez introduzidos nos ecossistemas, os transgênicos não poderão ser removidos.

Alguns países que produzem estes alimentos:

Estados Unidos: Melão, soja, tomate, algodão, batata, canola e milho

União Europeia: Tomate, canola, soja e algodão

Argentina: Soja, milho e algodão

Brasil: Soja, batata, feijão, mamão...

Alguns alimentos transgênicos comercializados:

- Pringles Original, da Procter & Gamble, batata frita contendo milho Bt 176 da Novartis;



 - Salsicha Swift, da Swift Armour, salsichas do tipo Viena contendo soja RR;



- Sopa Knorr, da Refinações de Milho Brasil, mistura para sopa sabor creme de milho verde contendo soja RR;



- Cup Noodles, da Nissin Ajinomoto, macarrão instantâneo sabor galinha contendo soja RR;

- Cereal Shake Diet, da Olvebra Industrial, alimento para dietas contendo soja RR;



- Bac’Os da Gourmand Alimentos (2 lotes diferentes), chips sabor bacon contendo soja RR;



- ProSobee, da Bristol-Myers, formula nao lactea a base de proteína de soja contendo soja RR;



- Soy Milk, da Ovebra Industrial, alimento a base de soja contendo soja RR;



- Supra Soy, da Jospar, alimento a base de soro de leite e proteina isolada de soja contendo soja RR.


Simbolo dos alimentos transgênicos:




Alimentos Trangênicos, podem ou não causar uma modificação em nosso DNA?
Esta é uma questão que vem sendo discutida a um certo tempo. porém não tem uma resposta certa.

Com isso podemos concluir, que o alimento transgênico, é um assunto a ser comentado, pois apesar dos seus pontos positivos, existem vários pontos negativos.







Fernanda Ferraresi

Postado por Memorias de alunos em crise... às 14:21

Nenhum comentário: