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A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, está viva com uma comunidade de vida única. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida.

A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todas as pessoas. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado. (Carta da Terra)

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segunda-feira, 18 de julho de 2011

A DIETA DO PALHAÇO, A "PARCEIRA DA SAÚDE"


"Super Size me" é um filme-documentário premiado do diretor norte-americano Morgan Spurlock, realizado no ano de 2003, hoje, disponível em locadoras brasileiras. O documentário critica a cultura alimentar de uma lanchonete fast-food mais famosa nos Estados Unidos, o McDonald´s. No início do filme, Spurlock mostra várias pessoas, muitas delas obesas, e insere comentários sobre esta que é a maior epidemia dos Estados Unidos.

No filme, Spurlock resolveu ser cobaia para o tema de sua produção, seguindo três vezes ao dia uma dieta de 30 dias, durante os quais sobrevive em sua totalidade com a alimentação e a compra de artigos exclusivamente do McDonald's. O filme documenta os efeitos que tem este estilo de vida na saúde física e psicológica, e explora a influência das indústrias da comida rápida. Antes de iniciar esta indigesta dieta, Spurlock realizou exames, e durante todo o período foi acompanhado por médicos. 

Com cerca de 20 dias desta alimentação, um dos médicos o aconselhou a interromper a dieta – ele corria risco de vida. No final dos trinta dias, os exames constataram que ele tinha sofrido efeitos nefastos para a sua saúde, como aumento de peso e de colesterol.

A campanha da rede McDonald's, à semelhança de outras estratégias de marketing empregadas pela mesma empresa, é extremamente nociva, em particular para crianças e adolescentes, que são o público-alvo da rede McDonald´s. É precso notar que o objetivo dessa campanha da rede McDonald's é associar o consumo dos produtos que ela comercializa a comportamentos saudáveis e a induzir o consumidor a pensar que esses produtos deveriam ou poderiam ser consumidos frequentemente .

O consumo de um único Big Tasty corresponde, segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde adotadas pela Anvisa, a 63% de todo o sódio que o indivíduo poderia ingerir por dia e a 109% da ingestão diária máxima de gorduras saturadas ou seja, esse consumo expõe as pessoas a aumento do colesterol (doenças cardiovasculares) e à hipertensão (pressão alta).

A cultura do fast food parece conquistar dia a dia mais adeptos no Brasil, onde a cada dia surgem novas lojas do Bobs, Habibs, Subway, entre outras (nem todas norte-americanas) como o que aconteceu na primeira quinzena do mês de julho de 2011, o Ministério da Saúde brasileiro assinou um acordo considerado o McDonald´s uma empresa "parceira da saúde".

Contrariados com esta decisão à Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos encaminhou uma carta ao atual ministro Alexandre Padilha mostrando a "indignação com a vinculação entre as marcas, programas e imagem do Ministério da Saúde do Brasil com a marca, produtos e campanhas publicitárias da empresa McDonald´s". Para eles não existe justificativa cabível para o Ministério da Saúde estar associando sua imagem a de empresas como Mc Donald´s atribuindo-lhes o título de 'Parceiro da Saúde', uma vez que a principal atividade desta empresa é a comercialização de alimentos que, em sua grande maioria, fazem um grande mal à saúde. Hoje já se sabe que o crescimento acelerado da obesidade, se deve principalmente à introdução de alimentos processados, altamente calóricos e pobríssimos em nutrientes, como hambúrgueres, batata frita e refrigerantes na alimentação. 

ESTATÍSTICAS

Segundo dados da Vigitel 2009, que analisa o perfil da alimentação do brasileiro e o hábito de fazer atividade física, a obesidade e os índices de sobrepeso vêm atingindo cada vez mais crianças e jovens no Brasil. A educação alimentar e a prática constante de exercícios físicos ainda são considerados por muitos especialistas da área como os esforços mais eficientes na luta contra a balança.

O Ministério da Saúde, por meio da Vigitel, divulgou recentemente que o índice de sobrepeso e obesidade dos brasileiros aumentou significativamente nos últimos quatro anos. Foram entrevistadas aproximadamente 54 mil pessoas adultas em todos os Estados no Brasil, dentre as quais 51% dos homens e 42,6% das mulheres, estavam acima do peso adequado.

A pesquisa ainda divulga dados dos indicadores do excesso de peso e da proporção de obesidade nas capitais brasileiras, e revela que a situação ainda é preocupante. Em Aracaju, o percentual de adultos com excesso de peso chegou a 47,4% dos entrevistados. Atrelado a esses índices, também foi constatado que no Estado, apenas 33,2% dos adultos consomem frutas e hortaliças cinco ou mais dias por semana, contribuindo para a falta de uma alimentação nutritiva e adequada.

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