Dou-lhe às boas vindas

Terra, Nosso Lar

A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, está viva com uma comunidade de vida única. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida.

A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todas as pessoas. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado. (Carta da Terra)

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Por um Mundo melhor para todos

domingo, 17 de julho de 2011

Como as árvores podem remover CO 2 da atmosfera para compensar o que é emitido pelas atividades humanas?

Os Pesquisadores Gregorio Montero e Ricardo Ruiz-Peinado do Departamento de Sistemas e Recursos Florestais CIFOR-INIA, têm estudado como a captura de carbono das várias espécies nas florestas espanhol. Suas obras são muito interessantes de como saber o quanto CO2 equivalente em um carvalho centenário, em uma mesa de madeira bruta ou de todas as florestas do país.

Por: Clemente Alvarez
Uma sombra folha de bananeira de um parque em Madrid

Como outras plantas, as árvores absorvem CO2, e ficam com o carbono na molécula. Ele é usado na forma de carboidratos em seus processos metabólicos. Assim, os átomos de carbono fixo na madeira do tronco, galhos, raízes, ajudam a remover o excesso de CO2 da atmosfera provocando mudanças climáticas. Pelo menos temporariamente. Todo o carbono está na árvore, enquanto ela viver. Se a queima do pinho for em um incêndio ou depois de sua morte natural, em algumas espécies, pode-se levar séculos para ocorrer.

Ruiz-Peinado explica que cerca de 50% do peso de qualquer árvore é carbono. Um pinheiro que pesa uma tonelada, 500 quilos seria água e 500 quilos de madeira seca. Assim, o pinheiro teria acumulado 250 quilos de carbono, que seria igual a(1) 915 quilos de CO2.

Mas o que acontece com o CO2 se chega um lenhador e cortar a árvore para utilizar sua madeira?

Como explicam os pesquisadores, depende do seu objetivo. Se usada para produzir papel, sua vida útil será de poucos anos. Com o CO2 na atmosfera, o papel vai se decompor em ciclos sucessivos de reciclagem (fibras de papel não pode ser reciclado mais de seis vezes) ou, pior, quando feito em um aterro sanitário. No entanto, se a árvore torna-se uma mesa de pinho, o CO2 permanecerá lá por muitas  décadas. Até que seja destruído. 

Pode-se então, compensar as emissões produzidas por um carro, um avião ou a energia térmica da planta como proposto por algumas empresas?

O CO2 armazenado em combustíveis fósseis levam milhões de anos, enquanto o tempo que pode manter as árvores vai ser muito mais curto. "Eu acho que deveria substituir as árvores por novas constantemente ao longo do tempo," diz Montero.

"O CO2 sempre retorna para a atmosfera, as árvores não resolvem o problema das alterações climáticas, todos nós temos algum tempo para executar outras ações, a questão não é o quanto de carbono pode ser corrigido apenas com as árvores, mas para muitos anos", diz o engenheiro. 

Árvores que capturam mais carbono são aqueles que estão crescendo. Assim, eles são os mais novos povoamentos florestais mais eficaz para eliminar CO2. "É por isso que a Espanha já está definido muito CO2", disse Montero. No caso das florestas mais antigas, seus grossos troncos serão aqueles com maior quantidade de carbono armazenado, mas deve finalmente parar de crescer e já não contribuem para reduzir ainda mais CO2 na atmosfera.

Para calcular a quantidade de carbono armazenado nas diferentes árvores espanholas, estes dois pesquisadores foi direto para o campo coletando amostras de 32 espécies de árvores comuns no país. Extraídos todos os tipos de espécimes, incluindo raízes, pesando as suas diversas partes e amostras secas em laboratório. Usando dados de 1.508 árvores, criou um modelo para determinar a quantidade de CO2, quer através da altura e diâmetro de seu tronco. Com apenas estas duas variáveis, o modelo segue o peso da madeira seca de qualquer espécie de árvore, calculado a partir do conteúdo de carbono.

O mesmo também é usado para calcular o peso, não de uma única árvore, mas de todas as florestas do país. Assim, estes dois engenheiros estimam que todas as florestas da Espanha, hoje acumularam o equivalente a 3.31 bilhões de toneladas de CO2, quase nove vezes os lançados na atmosfera por atividades humanas ao longo de 2009 em todo o país (2). Além disso, também determinou que todas as florestas definido a cada ano cerca de 87 milhões de toneladas de CO2. Como resultado do crescimento, o equivalente a 79% das emissões em 2009 através de transportes ou 89% do liberado na atmosfera pela indústria. Além disso, você também pode coletar dados sobre o peso de árvores em diferentes fragmentos, que permite aos pesquisadores deduzir o carbono armazenado, além dos outros partidos que o tronco e galhos, raízes. Isso é muito útil para tentar maximizar a captura e armazenamento de CO2 das florestas, o chamado de carbono florestal.

Isto significa que pode se manter as árvores existentes, protegendo-as do fogo, mas do que desmatar florestas para suportar o crescimento das mais novas. Do jeito que estamos indo para obter e armazenar CO2 é proteger as árvores para a sua sustentabilidade . E se você precisar de uma tabela, também é melhor que seja de madeira, em vez de outros materiais. A mesa de madeira sólida construída para durar, no qual o carbono é armazenado por um longo tempo. "Quanto melhor a madeira da mesa, mais o CO2 para retornar à atmosfera ", conclui Ruiz-Peinado.
(1) Para mover carbono para CO 2 multiplicar o carbono por 3,66. Este fator é calculado tendo em conta o peso molecular do CO 2 , que é de 44 gramas (12 g de carbono (C) e 32 g dos dois átomos de oxigênio (O)). 44/12 = 3,66
.(2) De acordo com o Relatório de Sustentabilidade em Espanha 2010 SBI, em 2009 o país emitiu 372.400 mil toneladas de CO 2 equivalente.

Nenhum comentário: