Dou-lhe às boas vindas

Terra, Nosso Lar

A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, está viva com uma comunidade de vida única. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida.

A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todas as pessoas. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado. (Carta da Terra)

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Por um Mundo melhor para todos

domingo, 17 de outubro de 2010

Rio vai reciclar embalagens usadas de óleo lubrificantes

Descartadas, sem qualquer tipo de utilidade e, muitas vezes, em locais inadequados, as embalagens usadas de óleo lubrificantes terão, a partir de agora, destinação ecologicamente correta: a reciclagem. A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, o presidente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Luiz Firmino, o vice-prefeito e secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, e o vice-presidente executivo do Sindicom (Sindicato Nacional de Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes), Alísio Vaz, lançaram hoje (30/07) o programa “Jogue Limpo” em cerimônia, no auditório da Confederação Nacional do Comércio, no Centro do Rio. A estimativa do Sindicom é efetuar a coleta e a reciclagem, só no Rio de Janeiro, de dois milhões dessas embalagens até o final do ano.

A secretária do Ambiente, Marilene Ramos, ressaltou a importância da iniciativa para a preservação ambiental do estado, pois esse tipo de embalagem leva até 400 anos para se decompor na natureza. “Quero parabenizar o Sindicom por essa iniciativa, o que reforça a sua responsabilidade pós consumo. O resíduo plástico é um dos principais passivos ambientais, devido ao tempo que leva para se decompor. Além disso, as embalagens plásticas são responsáveis por provocar obstruções de cursos e nas redes de escoamento de águas quando não corretamente descartadas”, disse ela.
O Programa “Jogue Limpo” estabelece sistema de logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes pós-consumo, patrocinado pelos fabricantes, importadores e distribuidores de lubrificantes. A coleta será feita na cadeia de revenda do produto e as embalagens serão transportadas em veículos especiais para centrais de recebimento. Nessas centrais, as embalagens receberão tratamento inicial, sendo transformadas em fardos e encaminhadas para empresas recicladoras licenciadas.

Segundo o vice-presidente executivo do Sindicom, Alísio Vaz, o programa foi lançado em 2005 no Rio Grande do Sul, onde a coleta em todo o estado encaminha para a reciclagem cerca de 12 milhões de embalagens por ano. O bem sucedido programa foi estendido para os estados do Paraná e Santa Catarina, município de São Paulo e, agora, no Rio de Janeiro. “A nossa meta é reciclar, até o final do ano, 24 milhões de embalagens usadas de óleo lubrificante em todos esses estados,. O Brasil movimenta 1 milhão e 250 mil toneladas de embalagens plásticas por ano, sendo que 2% destas embalagens são utilizadas para condicionar óleo lubrificante”, afirmou Alísio Vaz.
O programa dispõe também de alto nível tecnológico nos caminhões de coleta, com balanças eletrônicas e sistemas de GPS e GPRS que geomonitoram todo o percurso do veículo e transmitem informações online de pesagem do material reciclável para a gerenciadora e para o site do programa. Dessa forma, os órgãos ambientais mantêm controle contínuo da quantidade de embalagens coletadas e encaminhadas para a reciclagem.

Há muitos projetos de lei sobre embalagens em geral no país, mas o Conama, que já emitiu a Resolução 362, regulando a coleta e o re-refino do óleo usado, atua agora na produção de uma resolução sobre as embalagens plásticas usadas dos lubrificantes, com participação dos governos estaduais, da indústria e das revendas, que, com o programa “Jogue Limpo” se antecipam à legislação.

Da Ascom da SEA

Nenhum comentário: