Dou-lhe às boas vindas

Terra, Nosso Lar

A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, está viva com uma comunidade de vida única. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida.

A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todas as pessoas. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado. (Carta da Terra)

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Por um Mundo melhor para todos

domingo, 6 de junho de 2010

Vitaminas

Estudo liga falta de vitamina a encolhimento de cérebro em idosos

Falta de B12 faz o cérebro reduzir seis vezes mais; condição pode levar à demência. Um estudo conduzido por pesquisadores britânicos sugere que a falta de vitamina B12 está ligada ao encolhimento do cérebro em idosos.

Segundo os especialistas, idosos com baixos níveis da vitamina, encontrada em carnes, peixes e leite, têm seis vezes mais chances de ter seus cérebros reduzidos de tamanho, uma condição que pode levar à demência.

Os pesquisadores analisaram durante cinco anos um grupo de pessoas com idades entre 61 e 87 anos. Os voluntários foram divididos em três grupos, de acordo com seus níveis de vitamina B12.

Os especialistas perceberam que o grupo com o menor nível da vitamina apresentou um encolhimento cerebral ao longo do tempo em que a pesquisa foi conduzida.

O coordenador do estudo, David Smith, que dirige o Projeto Oxford para Investigação da Memória e Envelhecimento, disse que agora a equipe pretende tratar idosos com vitamina B12 e observar se o suplemento poderá conter o encolhimento do cérebro.

“Esta pesquisa acrescenta uma nova dimensão ao nosso entendimento sobre os efeitos das vitaminas B no cérebro. O nível de redução cerebral que podemos sofrer à medida que envelhecemos pode ser influenciado em parte pelo que comemos”, disse Smith.

Rebecca Wood, diretora da organização britânica Alzheimer’s Research Trust, disse que novas pesquisas serão necessárias. “Deficiência de vitamina B12 é realmente um problema comum entre idosos e pode estar relacionada ao declínio da memória e demência”, disse Wood.

Preserve seu cérebro com nutrientes

Revista Saúde
por Diogo Sponchiato - Anjos de Branco

Nos anos 1990 os cientistas descobriram que, diferentemente do que se imaginava, os neurônios se reproduzem ao longo da vida. O nascimento de células nervosas novinhas em folha é chamado de neurogênese.

No Brasil, a autoridade no assunto é o professor Cícero Galli Coimbra, neurologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o qual salienta que uma dieta rica em colina, nutriente que aparece sobretudo na gema do ovo, contribui para a neurogênese. Nosso organismo, diga-se, depende totalmente dos alimentos para obter a substância, já que não consegue sintetizá-la. E, sem ela, as lembranças não se fixam direito. Se não ingerimos boas fontes de colina, não há produção de um neurotransmissor chamado acetilcolina, envolvido na formação da memória, completa a nutricionista Luciana Ayer, co-autora do livro Nutrição Cerebral;(Editora Objetiva).
Outra substância pede a atenção dos que querem conservar a mente: A Glutamina

Ela é fundamental para compor o DNA, isto é, o material genético de novas células na massa cinzenta. O organismo até consegue fabricar esse aminoácido. Mas não basta. Para mantê-lo em níveis ideais, precisamos de alimentos protéicos. A melhor fornecedora é a clara de ovo.
O mais aplaudido dos ingredientes para preservar a atividade cerebral é o ômega-3. Esse ácido graxo não só favorece o nascimento de neurônios como protege os já existentes. Ele se incorpora às membranas das células nervosas que formam os circuitos responsáveis por funções como a memória, explica o neurologista Greg Cole, diretor do Centro de Estudos sobre Mal de Alzheimer da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Os ingredientes descritos acima são primordiais, mas, não se pode esquecer de que é necessária uma dieta equilibrada para alimentar o sistema nervoso, ou seja, proteínas, gorduras e carboidratos. Outros componentes vitais são: 

- vitamina C é importante devido a sua ação anti-oxidante, encontrada fartamente nas frutas cítricas;
- vitaminas do complexo B: vitamina B1 presente nos grãos, nas verduras e nos cereais, leite e seus derivados e nos ovos (B12) favorecem a memória;
- ácido fólico das verduras verde-escuras e dos cereais integrais freia o declínio cognitivo que vem com a idade;
- vitamina D absorvida por exposição ao sol, podendo ser complementada com peixes e leite. Ela também atua na renovação dos neurônios.

Nenhum comentário: