Dou-lhe às boas vindas

Terra, Nosso Lar

A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, está viva com uma comunidade de vida única. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida.

A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todas as pessoas. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado. (Carta da Terra)

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Por um Mundo melhor para todos

domingo, 6 de junho de 2010

DIABETES, PRESSÃO ALTA



Menina-dos-olhos, Yacon virou objeto de estudo de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, que atestam seu valor para a melhora da flora intestinal.

Yacon tem aparência semelhante à da batata-doce e despertou o interesse de vários institutos de pesquisa por suas propriedades nutracêuticas

Uma batata (quem diria, logo ela!) promete fazer sucesso entre os diabéticos. Apelidada de batata diet ou batata yacon, o alimento começa a se popularizar no Brasil, justamente por apresentar propriedades antidiabéticas e contra a pressão alta, dois males que, em proporções alarmantes, estão se espalhando pelo mundo.

O mecanismo pelo qual ocorre o controle da glicose ainda não está claro. Uma das possíveis explicações é que o yacon armazena reservas, não na forma de amido, mas de açúcares conhecidos como frutooligossacarí deos (FOS). De baixo teor calórico, mas sem perder o sabor doce, os FOS atuam como adoçantes naturais. Além disso, como todo alimento rico em fibras solúveis, o yacon torna a absorção da glicose mais lenta.

Outra vantagem do yacon seria a redução do colesterol e da pressão arterial. Até agora, o único benefício cientificamente comprovado é em relação à melhoria da flora intestinal. Não digeridos pelo aparelho humano, os FOS só são fermentados no cólon (porção final do intestino grosso), por bactérias que combatem os microorganismos patogênicos.

A fama nutracêutica do yacon despertou o interesse de diversas instituições brasileiras, que estão desenvolvendo pesquisas com foco nas propriedades medicinais do alimento. Outro objetivo é descobrir o melhor método de cultivo por aqui, já que o produto é originário dos Andes.

A Universidade Católica de Brasília, por exemplo, vai desenvolver uma pesquisa multidisciplinar com a planta. Uma equipe vai estudar o mecanismo de controle do diabete em ratos e outra testará o alimento em idosos. A Embrapa Cernagem fica por conta de analisar a presença de polifenóis - antioxidantes naturais que retardam o envelhecimento. Os dados levantados permitiram saber se o yacon realmente faz bem e em que dosagem.

Com um aspecto que lembra a batata-doce e com sabor que lembra o da pêra, o yacon pode ser consumido de várias formas. Segundo o nutrólogo Edson Credídio, da Associação Brasileira de Nutrologia, ainda tem a vantagem de ser um alimento versátil, que pode ser consumido, frito, refogado ou in natura, na forma de saladas ou sucos. Com um litro de água e uma colher de sopa das folhas moídas, faz-se um chá. Desidratadas, as raízes se tornam um salgadinho crocante.

Na composição nutricional do yacon, Credídio destaca que são encontrados minerais básicos, carotenos e vitaminas A, B1, B2 e C. Com elevado teor de água e reduzido valor energético, diferentemente das outras batatas, que estocam energia na forma de amido, o yacon tem como principal carboidrato de reserva os frutooligossacarí deos (FOS), que estimulam a atividade bifidogênica (crescimento ou ação de algumas bactérias presentes no intestino).

O nutrólogo Edson Credídio destaca a versatilidade do tubérculo ESPECIAL "Componentes como fibras alimentares solúveis e prebióticos fazem dele um alimento especial. Devido à sua baixa digestibilidade pelas enzimas do trato gastrointestinal humano, o yacon promove estímulo seletivo do crescimento e atividade de bactérias intestinais promotoras da saúde", avalia o especialista.

Embora o yacon esteja fazendo sucesso entre os diabéticos, os especialistas alertam que é preciso ter cautela e jamais substituir o produto por medicamento. Fadlo Fraige Filho, presidente da Associação dos Diabéticos, encomendou uma pesquisa sobre o alimento ao Departamento de Botânica da Universidade de São Paulo (USP), também para confirmar se ele tem, de fato, algum efeito sobre o diabetes e qual seria seu mecanismo de ação.

O temor dos especialistas é de que, animados com as promessas sobre os benefícios da batata, os pacientes deixem de tomar seus remédios.

Míriam Monteiro Henriques

Nenhum comentário: