Dou-lhe às boas vindas

Terra, Nosso Lar

A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, está viva com uma comunidade de vida única. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida.

A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todas as pessoas. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado. (Carta da Terra)

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Por um Mundo melhor para todos

domingo, 6 de junho de 2010

ABSORVENTES DESCARTÁVEIS

VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR NO IMPACTO CAUSADO PELO USO DE ABSORVENTES DESCARTÁVEIS?

Se pensarmos a cada mês parece pouco, mas ao longo de um ano e com o passar dos anos vemos que não é tão pouco assim. Uma mulher durante o período reprodutivo utiliza em média de 10 à 15 mil absorventes! !!!! Além disto, para produzir os absorventes descartáveis são utilizados produtos altamente poluentes como alvejantes e desinfetantes. A dioxina, por exemplo, que é um subproduto do processo do branqueamento, é extremamente nociva e tem sido associada a problemas de saúde em humanos e animais, contribuindo para o câncer de mama, deficiências do sistema imunológico, endometriose, defeitos no feto e câncer da coluna cervical.

A lei não regula a composição dos produtos menstruais, assim as indústrias não precisam listar seus componentes na embalagem. Os absorventes e tampões descartáveis são feitos de papel (árvores) alvejado e plástico, e vários tem em sua composição metais, sulfactantes, desinfetantes, fragrância, bactericida, fungicida, gel absorvente, colas, traços de organocloretos entre outras coisas. Estas substâncias químicas são nocivas à saúde da mulher e muitas tem alergias e outros problemas por causa disto, mas na maioria das vezes nem se dão conta.

MAS O QUE FAZER ENTÃO?

Uma alternativa saudável é utilizar Absorventes Ecológicos, laváveis, reutilizáveis e biodegradáveis, são produzidos em tecido de algodão hipoalergênico e tem abas que prendem na calcinha tão bem quanto um absorvente descartável. No Brasil poucas pessoas conhecem, são mais difundidos na Austrália, Europa e EUA, onde existem mais consumidores para produtos ecológicos.

COMO USAR?

É como um absorvente descartável, porém após utilizá-lo, deixar de molho na água por algumas horas (ou de um dia para o outro), sem sabão. Esta água rica em nutrientes pode ser utilizada para regar as plantas e assim você estará reciclando seu ciclo! Depois, você pode lavar direto ou deixar mais um pouco de molho na água e sabão (caso necessário). Para sair as manchas é só deixar quarando no sol com sabão de coco. Pode também ser lavado na máquina de lavar. O absorvente ecológico é como uma calcinha, e deve ser lavado com o mesmo cuidado. Para aumentar a durabilidade recomenda-se utilizar sabão neutro ou de coco e sabão em pó de coco. Não usar alvejantes, pois além de poluir a água você estará diminuindo a durabilidade de seu absorvente. Os absorventes ecológicos duram de 6 a 10 anos, conforme o cuidado que se tenha.

O absorvente ecológico tem as mesmas dimensões de um absorvente descartável, tem uma parte externa (colorida) feita com tecido de algodão e botão de pressão para prender na calcinha e uma parte interna que pode ter uma ou mais camadas conforme a intensidade do fluxo. Quando você estiver fora de casa e não puder colocar de molho na água, é só guarda-lo bem fechadinho e assim que puder lavá-lo. Usar o absorvente ecológico é muito mais fácil do que você imagina. Basta um pequeno esforço para mudar este paradigma da era dos descartáveis. O trabalho de lavá-lo é muito recompensado pelos benefícios ao meio ambiente e sua saúde. Utilizar absorvente reutilizável não é um retrocesso e sim uma forma de minimizar o impacto gerado pela vida moderna. Pense nisto! Faça um teste e veja que não é tão difícil. Divulgue para as pessoas esta forma de se relacionar com seu ciclo.

ABSORVENTES ECOLÓGICOS: COMPRE ESTA IDÉIA!!!!

Cristiana Reis
Engenheira Florestal
Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica

Nenhum comentário: