Dou-lhe às boas vindas

Terra, Nosso Lar

A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, está viva com uma comunidade de vida única. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida.

A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todas as pessoas. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado. (Carta da Terra)

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Por um Mundo melhor para todos

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Brasil sediará as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente 2012


Repetindo a dose dupla ocorrida há 20 anos, durante a cúpula da terra, o Brasil sediará este ano as celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente (World Environment Day – WED), anualmente comemorado no dia 5 de junho. O anúncio oficial foi feito pelo diretor executivo do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), Achim Steiner, e pela ministra brasileira do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ontem, 22 de fevereiro, na sede do Pnuma em Nairóbi.

E não é somente a sede que as comemorações do WED compartilha com a Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável). O tema “Economia Verde: Ela te inclui?” é também um dos principais da cúpula, em tempos de crise mundial. Para o órgão, o assunto é um convite para o mundo avaliar o lugar da Economia Verde no cotidiano, além de estimar se, a partir dela, o desenvolvimento abrange os resultados sociais, econômicos e ambientais necessários em um mundo de sete bilhões de pessoas.

No ano passado, a Índia foi a sede das celebrações. Durante a cerimônia, Achim Steiner declarou que ao escolher o Brasil como sede, volta-se “às raízes do desenvolvimento sustentável contemporâneo para criar um novo caminho que reflita as realidades, mas também as oportunidades do novo século”.

Para justificar a escolha da anfitriã, o Pnuma apontou os dados do seu relatório “Economia Verde: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da Pobreza”, no qual o Brasil aparece em uma posição de destaque na construção de uma economia que inclui a reciclagem, a energia renovável e a geração de empregos verdes.

Data

As celebrações do WED incluem milhares de eventos no mundo todo. A expectativa é o que o Dia Mundial do Meio Ambiente este ano seja o maior da história, ultrapassando o recorde de 2011, no qual 112 países registraram mais de quatro mil atividades no site oficial da data.

O site, disponível por enquanto somente em inglês, oferece uma plataforma pela qual pessoas do mundo todo podem registrar suas atividades e campanhas. 

Este ano, a data pretende enfatizar o modo como ações individuais podem ter um grande impacto, por meio de atividades que vão desde uma maratona até mutirões de limpeza, exibições, seminários, campanhas, competições, entre outros.

Redação: EcoDesenvolvimento

Nenhum comentário: