Dou-lhe às boas vindas

Terra, Nosso Lar

A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, está viva com uma comunidade de vida única. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida.

A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todas as pessoas. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado. (Carta da Terra)

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Por um Mundo melhor para todos

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Baixa umidade do ar pode provocar doenças respiratórias

A baixa umidade do ar, comum no período da seca principalmente no Centro-Oeste do país, pode provocar doenças respiratórias. O clima seco começou em julho.

Segundo a meteorologista Maria das Dores Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a baixa umidade do ar deve continuar até meados de setembro. “A seca vai até a segunda quinzena de setembro, quando as primeiras chuvas começam a chegar, mas elas podem vir antes”, explicou à Agência Brasil.

É recomendado evitar banhos quentes e demorados, a prática de exercícios físicos entre as 9h e as 17h e alimentos muito salgados. É importante beber muita água, manter uma alimentação saudável, usar vestimentas apropriadas para o clima, umidificar o ambiente com bacias d'água, toalhas molhadas ou usar um umidificado.

De acordo com o professor de pneumologia Ricardo Martins, da Universidade de Brasília, o tempo seco pode acarretar problemas alérgicos, principalmente rinite e asma, e doenças infecciosas, como resfriados e gripes que podem levar a uma pneumonia.

Algumas pessoas, porém, não seguem as recomendações. É o caso de Mariana Natividade, estudante, que não pode caminhar no período da noite, quando o tempo não fica tão seco. Seu único horário disponível é durante o almoço. "É muito diferente quando o tempo está seco. É preciso beber mais água, passar mais creme, usar óculos e boné", afirmou.

Para o piloto de avião Roberto Cury, morador do Rio de Janeiro e acostumado com um clima úmido, caminhar na capital é diferente. "Eu tenho que manter o hábito de caminhar, mas aqui é mais difícil e eu canso bem mais rápido", assegurou.

O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. 
Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD.
http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2011/agosto/baixa-umidade-do-ar-pode-causa-doencas-afirma#ixzz1UfOzxBka 

Condições de uso do conteúdo 
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Nenhum comentário: