Dou-lhe às boas vindas

Terra, Nosso Lar

A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, está viva com uma comunidade de vida única. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida.

A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todas as pessoas. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado. (Carta da Terra)

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Por um Mundo melhor para todos

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Bicicletada não só por mobilidade. Reconquistando às ruas



É a crítica da forma como nos é imposto e o modo como é construído o meio urbano. Visando somente os interesses corporativos, comerciais ou estatais, sem qualquer intervenção ou congestionamento da população.
A estrada é mecânica e sugere certo movimento linear, perfeitamente exemplificada pelo automóvel. A rua sugere lugar de convívio e da interação humana, da liberdade e da espontaneidade. O sistema rodoviário subtrai-nos a rua sob nossos olhos, nos vendendo de volta pelo preço do petróleo. Esse sistema privilegia o tempo em detrimento do espaço, corrompendo e reduzindo tanto tempo quanto espaço em busca de uma obsessão pela velocidade ou, no jargão econômico, pela liquidez. Assim, não interessa quem "dirige" esse sistema, pois seus movimentos são pré-determinados. E, além de tudo, um meio feito principalmente para carros, onde a solução para o número absurdo de automóveis é a construção de mais vias, ruas e estradas, aumentando cada vez mais as distâncias e nos tornando dia após dia mais dependentes do transporte motorizado.

A cidade moderna é a extensão da máquina" capitalista. Enquanto uma cidade industrial, serve às elites dominantes: possui uma rede de transporte para importação e exportação de bens; seus cidadãos, escravizados pelo salário, são levados de grandes dormitórios fechados, o local de moradia, para o local de trabalho. Sua escala desumana, a impersonalidade e o sacrifício do prazer pela eficiência são a exata antítese da genuína comunidade.
Toda última sexta-feira do mês é dia de Bicicletada!

Várias cidades no país e no mundo estarão na mesma hora celebrando as bicicletas pelas ruas das cidades.

No Rio, que tal pedalar pelas ruas do Centro em plena hora do rush?

Set: 24/09/2010 - Out: 29/10/2010 - Nov: 26/11/2010 - Dez: 31/12/2010

Trânsito todo parado, tranquilidade total para se trafegar de bicicleta e um contato direto com a realidade do transporte urbano.

Nenhum comentário: